Pragas

"O Escaravelho Vermelho ou das Palmeiras e os Sintomas da Infecção

 

​​Rhynchophorus Ferrugineus é um insecto voador originário das zonas tropicais da Ásia e Oceânia. Como indica o seu nome, tem uma cor vermelho-alaranjada e mede entre 1,5 e 4,5 cm. Propagou-se pela Europa em: Espanha (1993), Itália (2004) e Portugal desde 2007,devido ao comércio de palmeiras.

 

Este insecto ataca várias espécies de palmeiras, principalmente a palmeira das Canárias, a Palmeira-tamareira e, mais raramente, a Washingtonia, provocando estragos importantes que podem conduzir à morte das palmeiras.

Numa palmeira infestada encontram-se todas as gerações do insecto (ovo/larva/pupa/adulto).

 

A fêmea põe 200-300 ovos na base das folhas ou ao longo do espique. As larvas, que eclodem poucos dias depois, podem medir até 5cm, alimentam-se no interior da palmeira, formando galerias e cavidades, provocando a sua destruição.

Se a árvore permanecer sem tratamento, a infestação provocará muito provavelmente a sua morte. Os adultos podem permanecer na mesma árvore ou voar para colonizar outras palmeiras, sendo capazes de voar grandes distâncias de 5 ou mais quilómetros.

 

Os sintomas da infestação pelo escaravelho vermelho devem-se à actividade alimentar das larvas no interior da palmeira. Esta começa por revelar um amarelecimento, murchidão e queda das folhas centrais, seguido pelas folhas exteriores.Uma palmeira infestada pode morrer em poucas semanas e tornar-se num foco de contaminação para as outras.

 

Quando descobertas a tempo, a maioria das palmeiras infestadas tem recuperação. Se a sua palmeira mostrar sintomas de infestação não hesite em contactar-nos, uma vez que cada dia pode ser precioso no combate a esta praga terrível. No entanto, a opção pelo método de prevenção será a mais indicada das soluções para garantir que a sua palmeira não sofra danos e morra.

 

 

Produto com patente MU Nº 201000575

 

Zona Industrial do Batel

Rua das Alfazemas, N.º 67

2890-155 ALCOCHETE • PORTUGAL

Telef.: (351) 21 2348553

Fax: (351) 21 2341048

E-mail: geral@novarelva.pt